✋Sua CNH facilitada é aqui! ✋

seg - sex: 08:00 às 19:00 | sab: 08:00 às 18:00

✋Sua CNH facilitada é aqui! ✋

seg - sex: 08:00 às 19:00 | sab: 08:00 às 18:00

O que não te contaram sobre a nova CNH

O que não te contaram sobre a nova CNH

Em junho de 2022, um modelo de nova CNH começou a ser emitido. 

As alterações no formato do documento tradicional estão previstas na Lei e são válidas em todo o território do país.

Somente na última década, o número de CNH no Brasil aumentou bastante, chegando a quase 77 milhões no ano de 2020.

Mas o que mudou com esse novo modelo de documento? Tenho que solicitar uma nova rota?

Continue lendo este artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre a nova CNH.

Falando em CNH, conheça o site chamado comprarcnhonline.com.br que trabalha com a venda de CNH, e você pode comprar cnh online através do link, pode te ajudar.

O que mudou e qual a nova CNH?

A nova carteira de habilitação nacional continua com a mesma estrutura de antes: mesmo tamanho, localização da foto e dados pessoais. 

Mas o documento ganhou algumas novidades que contribuem para a segurança e modernização. Confira abaixo quais são.

  • Nome social

Nos últimos anos, alguns estados brasileiros já permitiram o uso de nome social em diversos documentos de identidade como RG e CNH. Agora, pessoas trans de todo o Brasil podem ter seu nome completo na nova carteira de motorista.

  • Filiação

Agora é possível solicitar que os primeiros nomes dos pais sejam inseridos no campo “filiação”, independentemente de fatores genéticos. Em outras palavras, a filiação afetiva é o reconhecimento da paternidade ou maternidade com base na afetividade e na convivência. Anteriormente, apenas os nomes de pais e mães biológicos podiam ser inseridos.

  • Cor do documento

O tom verde dominante do documento ficou mais claro. Também ganhou tons de amarelo que lembram a bandeira brasileira.

  • Informações em inglês e espanhol

De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o novo formato da CNH atende aos requisitos internacionais de identificação definidos pela convenção.

Entre as novidades, as informações também estarão disponíveis em inglês e espanhol. Além disso, o documento terá um código internacional.

Essas mudanças facilitarão o uso de licenças fora do Brasil.

  • Novos elementos gráficos

Além de novos gráficos para evitar a falsificação de documentos, a nova CNH mostra a categoria de veículo que uma pessoa pode dirigir graças ao seu design. Exemplo: os titulares de carta de condução da categoria B terão uma etiqueta na frente do desenho do carro. Os titulares de licenças D terão uma etiqueta ao lado do desenho do ônibus e assim por diante.

O novo modelo de CNH oferece maior segurança?

Sim. A nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) inclui elementos visuais que impedem a falsificação, como tinta fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas sob luz ultravioleta.

Quando vou obter uma nova carta de condução?

Não é necessário solicitar uma nova CNH se sua carteira de habilitação estiver válida. A nova versão do documento será disponibilizada de acordo com os novos lançamentos de 1º de junho de 2022. 

Isso quer dizer que se você renovar sua CNH, emitir uma segunda via, adicionar uma categoria ou substituir sua carteira de habilitação (PPD) pela final, por exemplo, sua CNH será emitida no novo formato.

Conheça a importância da nova CNH

Mesmo com tantas mensagens, a importância da nova CNH continua a mesma da atual. Isso significa que os documentos de motorista com menos de 50 anos têm um prazo de dez anos. 

A CNH de motoristas de 51 a 69 anos é válida por cinco anos. Como regra, uma carteira para pessoas com mais de 70 anos tem vencimento de três anos.

Da mesma forma, os resultados não serão alterados, por outras palavras, os condutores titulares de carta de condução não poderão acumular pontos na carta de condução nacional no prazo de um ano após a renovação da carta de condução definitiva. 

Após esse período, o limite de pontos pode chegar a 40, dependendo da situação.

Recursos de segurança da nova CNH

Não só a aparência da carteira de motorista nacional mudará, o documento é ainda mais forte em termos de segurança, com as seguintes novidades:

  • O uso de uma tinta fluorescente especial que brilha no escuro;
  • O uso de informações visíveis apenas sob luz ultravioleta;
  • Holograma no verso da carteira de motorista.
  • Há também uma aplicação de um QR code, implementado desde o ano de 2017, e está localizado no verso do documento, tornando ainda mais eficiente o acesso às informações do motorista pelo aplicativo.

error: Content is protected !!
× Comprar CNH